FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.

Está relacionado ao aspecto cognitivo:

I-Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;

II- Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.

III- Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.

IV- Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.

V- Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.

Estão corretas as alternativas:


I, IV e V apenas.


III, IV e V apenas.


I, II e III apenas.


II, III e V apenas.


I, III e V apenas.

O RCNEI apresenta uma estrutura de organização por meio da qual o professor pode perceber como trabalhar as diversas áreas do conhecimento de acordo com a faixa etária das crianças.

PORQUE

Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil, a sua organização possui caráter instrumental e didático, pois a construção do conhecimento pela criança se processa de maneira integrada e global, havendo inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados.

 Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

Assinale as políticas públicas que contribuíram para que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica. 

I-Aprovação da nova LDB, Lei 9394/96 que estabelece a educação infantil como etapa inicial da educação básica.

II-ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990 concretizações da conquista dos direitos das crianças promulgados pela constituição de 1988.

III-A Constituição de 1988, nela está resguardado o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.

IV-A Lei 4.024/61, estabelece, obrigatoriamente, a oferta da Educação Infantil, a todas as crianças em idade inferior a 7 anos, em todo território Nacional;

Estão corretas as alternativas contidas em:


 II e III apenas.


I, II e III apenas.  


I, II e  IV apenas.


 II, III e IV apenas.


I, II, III e IV .

Leia, com atenção, o texto a seguir:

Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para a infância nesse mundo. (ARIÈS, 1981, p. 50).

 

Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

Na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais.

                                        PORQUE

Os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil. 

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:


As duas asserções são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.

A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.

Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.

I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.

II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.

III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular

IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.

V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.

 

Estão corretas as alternativas:


I, II, III e V apenas



III, IV e V  apenas.


I, II, III e IV apenas


I, II  apenas. 


 III e IV apenas

Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.

 

De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,

 

Marque com um x a única resposta correta:

 

Por paparicos podemos afirmar:


Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.


Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.


Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.


Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.


Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.

Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.

 

(   ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.

 

(   ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.      

 

(   ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.   

 

(   ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.

 

Está correta a sequência:


V, V, V, V, F


V, F, V, F, V


V, V, F, F, F


V, V, F, V, F


F, V, F, V, F

As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.

Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:

 


 Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.


Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.


Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;


Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.


 Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.

Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.

I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.

II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.

 III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.

IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.

 V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.

Estão corretas apenas as afirmativas:


I e IV;


III e IV;


I, II e III;


I, II e V;


I e II;

Com base nos estudos sobre os objetivos e as finalidades do RCNEI assinale a alternativa correta:


Sabemos que o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é constituído em somente um volume que deve ser seguido na íntegra pelo professor na elaboração do planejamento, além da construção de propostas educativas que respondam igualmente às demandas das crianças e de seus familiares nas diferentes regiões do país.


O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma publicação que foi desenvolvida com o objetivo de ser obrigatório em todas as instituições de Educação Infantil para os profissionais que atuam diretamente com crianças até 6 anos.


Fruto de um amplo debate nacional, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil contou com a participação de professores e especialistas que contribuíram com reflexões, conceitos científicos e com conhecimentos provenientes das experiências práticas.


As inúmeras funções atribuídas à Educação Infantil estiveram presentes nas diversas instituições que trabalham com esta etapa da Educação Básica. Atualmente, as instituições de Educação Infantil desempenham claramente somente a função pedagógica.


Toda trajetória histórica do profissional da Educação Infantil tem contribuído para que, cada vez mais, seja delineado um perfil de professor educador gestor de seu fazer pedagógico, em que os alunos da faixa etária de zero a cinco anos vão sendo moldados pela proposta pedagógica da escola e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.