FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Está relacionado ao aspecto cognitivo:
I-Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
II- Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
III- Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
IV- Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
V- Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Estão corretas as alternativas:
I, IV e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e III apenas.
II, III e V apenas.
I, III e V apenas.
O RCNEI apresenta uma estrutura de organização por meio da qual o professor pode perceber como trabalhar as diversas áreas do conhecimento de acordo com a faixa etária das crianças.
PORQUE
Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil, a sua organização possui caráter instrumental e didático, pois a construção do conhecimento pela criança se processa de maneira integrada e global, havendo inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Assinale as políticas públicas que contribuíram para que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica.
I-Aprovação da nova LDB, Lei 9394/96 que estabelece a educação infantil como etapa inicial da educação básica.
II-ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990 concretizações da conquista dos direitos das crianças promulgados pela constituição de 1988.
III-A Constituição de 1988, nela está resguardado o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.
IV-A Lei 4.024/61, estabelece, obrigatoriamente, a oferta da Educação Infantil, a todas as crianças em idade inferior a 7 anos, em todo território Nacional;
Estão corretas as alternativas contidas em:
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV .
Leia, com atenção, o texto a seguir:
Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para a infância nesse mundo. (ARIÈS, 1981, p. 50).
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais.
PORQUE
Os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.
Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.
I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.
II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.
III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular
IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.
V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, IV e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e III apenas.
II, III e V apenas.
I, III e V apenas.
O RCNEI apresenta uma estrutura de organização por meio da qual o professor pode perceber como trabalhar as diversas áreas do conhecimento de acordo com a faixa etária das crianças.
PORQUE
Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil, a sua organização possui caráter instrumental e didático, pois a construção do conhecimento pela criança se processa de maneira integrada e global, havendo inter-relações entre os diferentes eixos sugeridos a serem trabalhados.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Assinale as políticas públicas que contribuíram para que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica.
I-Aprovação da nova LDB, Lei 9394/96 que estabelece a educação infantil como etapa inicial da educação básica.
II-ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990 concretizações da conquista dos direitos das crianças promulgados pela constituição de 1988.
III-A Constituição de 1988, nela está resguardado o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.
IV-A Lei 4.024/61, estabelece, obrigatoriamente, a oferta da Educação Infantil, a todas as crianças em idade inferior a 7 anos, em todo território Nacional;
Estão corretas as alternativas contidas em:
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV .
Leia, com atenção, o texto a seguir:
Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para a infância nesse mundo. (ARIÈS, 1981, p. 50).
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais.
PORQUE
Os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.
Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.
I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.
II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.
III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular
IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.
V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Assinale as políticas públicas que contribuíram para que a Educação Infantil fosse considerada a primeira etapa da educação básica.
I-Aprovação da nova LDB, Lei 9394/96 que estabelece a educação infantil como etapa inicial da educação básica.
II-ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei 8.069/1990 concretizações da conquista dos direitos das crianças promulgados pela constituição de 1988.
III-A Constituição de 1988, nela está resguardado o reconhecimento da educação em creches e pré-escolas como direito da criança e um dever do Estado a ser cumprido nos sistemas de ensino.
IV-A Lei 4.024/61, estabelece, obrigatoriamente, a oferta da Educação Infantil, a todas as crianças em idade inferior a 7 anos, em todo território Nacional;
Estão corretas as alternativas contidas em:
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV .
Leia, com atenção, o texto a seguir:
Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para a infância nesse mundo. (ARIÈS, 1981, p. 50).
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais.
PORQUE
Os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.
Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.
I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.
II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.
III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular
IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.
V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
II e III apenas.
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV .
Leia, com atenção, o texto a seguir:
Até por volta do século XII, a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá-la. É difícil crer que essa ausência se devesse à incompetência ou à falta de habilidade. É mais provável que não houvesse lugar para a infância nesse mundo. (ARIÈS, 1981, p. 50).
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na arte, apenas no tamanho as crianças eram representadas, pois suas expressões faciais eram de adultos e seus corpos eram retratados com músculos abdominais e peitorais.
PORQUE
Os adultos não conheciam as particularidades que distinguem essencialmente a criança do adulto, ou seja, a consciência da particularidade infantil.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.
Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.
I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.
II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.
III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular
IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.
V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
A infância é uma fase importante da vida de todo ser humano e não pode ser vista como período preparatório para a vida adulta. Muitos estudos têm demonstrado esse engano nas propostas educativas do passado.
Assinale as alternativas que contemplam a concepção de criança hoje.
I.A concepção de infância sofre variações de acordo com o momento histórico vivido por cada sociedade.
II.A infância é considerada hoje como momento próprio da vida e tem um valor em si mesma.
III.As crianças são atores sociais que pensam, sentem, criticam e interpretam a realidade de forma muito particular
IV.A concepção de infância é algo definido e imutável.
V.Elas não são apenas reprodutoras de cultura; são agentes vivos na transmissão, elaboração e recriação de cultura desde que nascem.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II, III e V apenas
III, IV e V apenas.
I, II, III e IV apenas
I, II apenas.
III e IV apenas
Os caminhos da Educação Infantil foram percorridos por meio de práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena, sempre levando em consideração as situações sociais concretas, influencias políticas e econômicas sobre fortes demandas internacionais.
De acordo com LOYOLA E BORGES (2010), a tarefa de cuidar da criança, em épocas anteriores ao século XVIII, era estritamente familiar e da responsabilidade da mãe ou de mulheres outras, como as chamadas “Amas de Leite”. Contudo alguns paparicos eram reservados à criança,
Marque com um x a única resposta correta:
Por paparicos podemos afirmar:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Os pequenos são vistos como adultos inclusive nas obrigações e práticas cotidianas, considerando a existência de uma identidade pessoal.
Os pequenos são percebidos por sua ingenuidade, gentileza e graça, sendo fonte de distração e relaxamento para o adulto.
Os pequenos abandonados ficavam a favores de hospitais e casas religiosas, recebendo cuidados como prioridade para a sua formação.
Os pequenos são percebidos como fazedores de travessuras e, portanto, sendo necessário a prática de castigo pelos adultos como forma de educá-los.
Os pequenos são percebidos como um ser que pensa e age diferente do adulto, portanto necessitando de certos mimos por parte dos adultos.
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) - O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problema, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
( ) - Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
( ) - Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
( ) - Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
( ) - Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
V, V, V, V, F
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
V, V, F, V, F
F, V, F, V, F
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao aspecto psicomotor:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que contemplam, de acordo com o RCNEI, o perfil do profissional de EDUCAÇÃO INFANTIL.
I. O trabalho direto com crianças exige que o professor esteja comprometido com a prática educacional, capaz de responder às demandas das famílias e das crianças, assim como às questões específicas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
II. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de crianças, saiba cuidar delas, seja afetivo e tenha competência pedagógica.
III. O trabalho direto com crianças exige que a principal função do profissional da educação infantil é que ele seja ser amigo das famílias dos alunos.
IV. O trabalho direto com crianças, exige que o professor tenha grande experiência na educação, porque o bom professor é aquele que já tem muitos vários anos de trabalho na educação.
V. O trabalho direto com crianças exige que o professor goste de participar de atividades recreativas e projetos da escola sem a preocupação pedagógica, apenas com muita ludicidade.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Desenvolver atitudes de autoconfiança iniciativa, independência e responsabilidade.
Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
Propiciar ao aluno a interação com o ambiente, por meio das formas de expressão oral;
Ampliar a capacidade do aluno em comunicar-se com desenvoltura e segurança.
Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.